segunda-feira, 23 de junho de 2014

Simplesmente Ridiculo


A selecção portuguesa deve, muito provavelmente, ficar logo pela primeira fase no Brasil. E bem, diga-se de passagem, porque depois da supremacia da Alemanha, também os Estados Unidos provaram que nada ficam a dever a nossa selecção. A selecção americana viu-se desde cedo a perder graças a um erro de qualidade técnica do seu defesa e tiveram que assumir as rédeas do jogo, provando que são mais selecção em todos os momentos do jogo e pondo a crú todas as debilidades da selecção portuguesa

A banalidade de alguns jogadores que vestem a nossa camisola é arrepiante. E só o facto de Bento ter deixado Antunes, Danny ou José Fonte de fora do Mundial, diz muito sobre a (falta) de qualidade do nosso seleccionador. Outra coisa que não se percebe são também as titularidades indiscutíveis de Veloso, Bruno Alves e Meireles, jogadores que com os seus posicionamentos e noção do jogo suicidas vão ajudando a afundar ainda mais o barco jogo após jogo. O que devem sentir William Carvalho e Amorim quando vêm os colegas a fazer aquilo e eles próprios a ficarem no banco? shame on you Bento!

A linha defensiva é caótica. Mas então que dizer do nosso meio-campo? Se os nossos 4 homens mais recuados revelam grandes lacunas a controlar a profundidade e a parecerem sequer uma linha (com Bruno Alves e João Pereira em destaque, pois claro), o nosso sector intermediário é simplesmente anedótico em todos os momentos do jogo. Começando logo pela pressão "horrível" que tentam exercer (basicamente individualizada como por exemplo ontem, Moutinho tentava pressionar sozinho o meio-campo americano (3x1) e era facilmente ultrapassado, deixando o adversário em superioridade), passando pela incapacidade de se manterem perto uns dos outros e de ajustarem posicionamentos e acabando na gritante falta de criatividade de todos os elementos, incapazes de dar uma resposta diferente ás circunstâncias do jogo e de explorarem o espaço entre-linhas do adversário (Rafa bem podia ter sido esse elemento, isto se Bento percebesse alguma coisa de futebol). Apenas William mereceu nota positiva ontem.

No ataque, Ronaldo e Nani são dos melhores jogadores do mundo tecnicamente mas quando se pede que joguem mais para a equipa (especialmente Ronaldo, que nunca defendia e com isso abriam-se grandes brechas no lado esquerdo da nossa equipa, com André Almeida a enfrentar várias situações de 2x1 contra o extremo e o lateral direito americano) ambos são francamente maus. Constantes más decisões com colegas em melhor posição, o forçamento de jogadas individuais em inferioridade numérica dizem tudo da falta de inteligência dos dois nossos melhores jogadores. Em relação ao avançado, posso dizer que Éder não é tão mau como se lhe pintam mas Postiga continua a ser o melhor avançado português da actualidade.. 

Sem comentários: