quinta-feira, 26 de junho de 2014

Who´s next ?


Uma noticia (inevitável) e triste para os seguidores do futebol português. Dois dos melhores jogadores de sempre do nosso campeonato vão espalhar magia noutros relvados a partir da próxima época e será curioso ver quais as estratégias seguida por Porto e Benfica para colmatar estas grandes perdas a nível desportivo.

Fernando sai para um clube da dimensão da sua qualidade depois de ter sido o melhor trinco em Portugal nos vários anos que cá esteve. Um verdadeiro "monstro" em termos defensivos (para mim o melhor no mundo nesse aspecto) e que com Villas-Boas e Vitor Pereira evoluiu muito nos aspectos ofensivos, ainda que não se destaque essencialmente neste capitulo. A solução? Muito tenho ouvido falar de Defour mas sinceramente não creio... Penso que chegará alguém da confiança de Lopetegui, um médio mais técnico e sobretudo mais inteligente do que era Fernando, uma vez que o técnico espanhol gosta de ter na posição
6 um jogador essencialmente de construção e com uma excelente qualidade de passe. Fala-se de António Camacho, do Málaga. A ver vamos...

Já Garay, depois de ter feito com Luisão uma das melhores duplas defensivas da história do nosso campeonato, foi um dos pedidos de Villas-Boas ao presidente do Zenit e a verdade é que não se percebe como um central do nível e da classe do argentino sai por estes valores. Terá muito provavelmente sido o negócio do século para os russos. 
O ex-benfiquista deixa um "legado" difícil de colmatar e, aparentemente, o candidato nº1 ao lugar é Lisandro. Fez bem ao argentino competir numa realidade superior á nossa, enfrentado semana após semana dos melhores jogadores do mundo pois isso contribuiu para que evoluísse desde que chegou a Getafe. Melhorou ao nível do posicionamento e na forma como tem que saber responder as diversas situações do jogo (cobertura, ajustar posicionamentos, etc.) mas é certo que ainda tem muito para evoluir em todos os aspectos e ninguém melhor melhor que Jesus para o ensinar. De realçar a sua mais-valia em bolas paradas ofensivas.
Quanto a mim, claro que o mantinha no plantel mas procurava uma terceira opção de qualidade e que estivesse pronto a entrar já na equipa (não sou propriamente fã de Jardel), precavendo assim uma época longa e assegurar alguma rotatividade, assim como não meter o peso todo nos ombros de Lisandro, que assim poderia crescer tranquilamente com Jesus. Aderlan Santos seria quanto a mim uma boa opção.


Sem comentários: